Líder do ranking mundial do esporte, o Brasil é o berço do futevôlei, que começou a ser praticado nas praias do Rio na década de 1960 e foi inicialmente batizado “pévolei”. Grandes jogadores de futebol profissional, como os tricampeões mundiais Jairzinho e Fontana e o atacante argentino Doval estão entre os primeiros craques a experimentar a nova modalidade. As primeiras associações e federações estaduais de futevôlei foram criadas na década de 1990.

Em 1998, surgiu, em Goiânia, a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv), que organizou os primeiros campeonatos nacionais oficiais, em que se destacaram jogadores como Renan, Helinho, Dico e Guigui, entre outros. A partir de 2002, a entidade promove, anualmente, o Circuito Brasileiro masculino principal. O ano de 2003 marcou a fundação da Federação Internacional de Futevôlei (FIFv). No ano seguinte, foi disputado o primeiro Mundial da modalidade, em Atenas, Grécia, com a participação de 18 duplas de 14 países. Helinho e Magrão trouxeram o primeiro título mundial para o Brasil. Em 2004, o país sediou seu primeiro Mundial, jogado em Brasília, e vencido pela dupla Belo/Marcelinho. As mulheres começaram a ganhar espaço em 2006, quando a CBFv oficializou o primeiro Campeonato Brasileiro na categoria feminina, em Goiânia. As campeãs foram Marcinha/Lana. No mesmo ano, teve lugar o primeiro campeonato nacional de categorias de base (sub-17), vencido por Cicinho/Wilsinho.

O I Circuito Mundial Masculino de Futevôlei foi jogado em 2007. Dali em diante, os brasileiros vêm mantendo a hegemonia na modalidade.

Em seus 16 anos de existência a CBFv, descobriu os grandes ícones do futevôlei, realizando os maiores eventos da história. É esse “know-how” oferecido pela Confederação Brasileira que fortalece o crescimento institucional do esporte. A CBFv e seus atletas desejam incluir sua cidade no cenário do  futevôlei  nacional fazendo parte do crescimento do futevôlei do Brasil.

CBFv a maior historia do futevôlei mundial:

19 Mundiais

3 Mundialitos

2 Copas do Mundo

7 Sul americanos

1 Copa Américas

Mais de 100 etapas de campeonato Brasileiro